O Halloween é uma festa comemorativa celebrada em todo 31 de Outubro, véspera do dia de todos os santos e próximo ao dia de finados.
Ela é realizada em grande parte, em países ocidentais, porém a força maior se dá aos Estados Unidos, cultura que foi levada pelos imigrantes irlandeses, chegou em meados do século XIX.
(Halloween Irlandês)
A história do dia das Bruxas tem mais de 2.500 anos. Surgiu com o povo pagão celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos vivos. Para 'assustar' esses fantasmas, os celtas colocavam nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras modificadas com expressões malignas, entre outros.
Por ser uma festa pagã, esta foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam essa data eram perseguidos e condenado a forca ou a fogueira pela inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a igreja católica cristianizou a festa, criando o dia de finados.
O Halloween, por estar ligado diretamente com a bruxaria e a morte, resgata elementos assustadores como Bruxas, fantasmas, zumbis, caveiras/esqueletos, monstros, gatos pretos e até os famosos Drácula e Frankestein.
Porém, a real influência que a data é para os praticantes da Wicca, os símbolos mudam.
Pentagramas, Sabbaths, Lua Tripla, Heptagrama, Pentáculo, Cerunos, Cruz Ansata, entre outros.
(Lua Tripla)
(Heptagrama)
(Pentáculo)
(Pentagrama)
(Cerunos)
(Cruz Ansata)
No Brasil, a comemoração ao dia das Bruxas é bem recente. Chegou ao nosso país com a influência da cultura norte-americana,
O preconceito com a data fez com que muitos brasileiros não a aderissem em seu calendário, dizendo que isso não faz sentido pois não temos nada relacionado com a história da bruxaria.
Porém idolatram o folclore criado por traz de Sacis, Mulas sem cabeça, Curupiras, Iara, até o tão temido Boitatá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário